Trompe l' oeil é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão de ótica que mostre objetos ou formas que não existem realmente. Provém de uma espressão da língua francesa que significa enganar o ôlho e é usada principalmente em printura ou arquitetura.
Embora a expressão tivesse sua origem no período barroco, onde os artistas a usavam muito, a técnica em si era antiga, já conhecida dos gregos e romanos, e utilizada em murais, como por exemplo os de Pompéia,onde o típico mural trompe-l'oeil mostrava uma janela, porta ou corredor, com a finalidade de visualmente aumentar o aposento.
Com o superior entendimento das técnicas de desenho e perspectiva alcançados após o Renascimento, os artistas passaram a usar essas técnicas em seus trabalhos, explorando os limites entre imagem e realidade.
Com o superior entendimento das técnicas de desenho e perspectiva alcançados após o Renascimento, os artistas passaram a usar essas técnicas em seus trabalhos, explorando os limites entre imagem e realidade.
Um dos locais mais explorados foi o interior do domo das igrejas, onde, a partir do trabalho de Antônio Corregio no domo da Catedral de Parma, mostrando a Ascensão da Virgem e abrindo metaforicamente o espaço interno da Igreja para o Céu, com resultados fabulosos, pintores maneiristas e barrocos deram ao 'trompe l'óleil um realce extraordinário.
A, minha ídola - minha paixão de artista - a pintora Tamara de Lampicka também usava esta técnica.
Vejam o post que fiz aqui sobre ela. Lembrando que nesta conta, o google não permite mais post de imagens e que o Almanaque está inativo. Quando criar um novo, aviso a vocês.
Voltando ao Trompe L' Óeil ...
Modernamente, o grafite se aproveitou dessa técnica e das tintas atuais resistentes ao clima para dar realce a becos e paredes cegas de edifícios urbanos.
Em artesanato, pode-se fazer lindas peças como as de baixo relêvo, tendo-se o domínio desta técnica.
Observação:
Prometo que quando fechar o meu blog Almanaque, trarei ou darei novo link para as telas da Tamara
(Post original do Álbum da Artesã *1*)